Retificador de Onda Completa em Center Tap

Vou mostrar a configuração básica deum retificador de onda completa em Center Tap, também conhecido como Derivação Central. Ele é contituído de dois diodos retificadores que se ligam a uma carga (resistência) aqui representada por um resistor. A figura abaixo mostra a representação gráfica (mais próximo do real) deste retificador:

Veja que temos um transformador que converte um sinal senoidal de 220 V AC , 60 Hz em 12 V AC. A saída do transformador possuí três fios o demonstra que o mesmo possui uma derivação central representada pelo fio de cor preta. A saída máxima deste transformador é de 24 V AC. Mas a configuração Center Tap limita seu uso pela metade, fazendo com que o mesmo tenha um rendimento próximo do retificador de meia onda, porém com menos variação no sinal de saída. Veja a figura abaixo que representa gráficamente os sinais de saída:

Veja que o gráfico mostra justamente que ora um diodo (D1) está conduzindo ora o diodo (D2) esta conduxindo corrente à carga RL. Assim, diferentemente do retificador de meia onda, a carga RL sempre terá um semiciclo positivo proveniente do sinal senoidal de entrada. Para encontrarmos o valor de Vdc (Tensão máedia) temos que realizar o seguinte cálculo:

Vdc = 0,318 (Vmáx - Vy)

Note que a expressão é muito semelhante ao Retificador de maeia onda, isso se deve por que mesmo aplicando 2 semiciclos e tenho 1/2 da Tensão máxima. Ao multiplicar os termos puramente matemáticos em tenho justamente como resultante o quociente de 1 por pi, que é 0,318 aproximadamente. Por isso diz-se que este retificador tem rendimento semelhante ao de Meia Onda.
Veja o vídeo abaixo que mostra uma prática em laboratório deste retificador:


O vídeo mostras as duas configurações simultâneas. O retificador de meia onda quando a chave está na posição 0 (desligada), e o Retificador de Onda Completa em center tap quando a chave é mudada para a posição 1(ligada). Veja que o sinal muda, fazendo com que não tenha mais a lacuna indesejada pela não condução do semiciclo gerado pelo sinal de entrada.

Retificador de Onda Completa em Ponte

Este retificador é constituído basicamente por quatro diodos retificadores associados a uma carga (resistência) que nesta configuração trata-se de um retificador. Quando aplicado um sinal senoidal na entrada deste circuito obteremos uma saída DC, onde toda a capacidade de saída do transformador é transferida podendo chegar à uma eficiencia de 60%, o dobro se comparado ao retificador de Meia Onda e ao Center Tap. A figura abaixo exibe a configuração básica (desenho qe representa a montagem real):


Veja que temos quatro diodos 1N4007 onde o semiciclo será transmitido para a carga por dois diodos "ligados" por vez. Desta forma teremos o seguinte aspecto quanto aos sinais de saída e nos diodos:


O sinal de saída Vdc será obtido pela seguinte expressão:

Vdc = 0,636 . (Vmáx - 2Vy)

Desta forma conseguimos perceber que o valor da tensão de saída será o dobro do obtido pelo Retificador Meia Onda e Center Tap.

O vídeo abaixo demonstra um prática utilizando esta configuração:


Se você deseja saber mais sobre este assunto procure por livros especializados na área ou faça curso técnicos nesta área de estudo.



Comentários

  1. Podem comentar, estou aguardando... Abraços

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Depende do projeto. O Retificador de Meia-Onda tem a construção simples, e quando temos uma fonte de tensão mais alta, por exemplo:15 Volts/ CA, poderemos ter uma tensão contínua de 4,5 e até 5 volts/CC. Esta aplicação direta, garante um valor de corrente máxima menor no regulador (Zener, por exemplo). Mas se a mesma fonte for submetida a um retificador em Ponte, poderemos ter 10 e até 12 volts/CC por meio de um regulador. Ou seja com a mesma fonte (CA) podemos ter tensões contínuas diferentes por meio destes reguladores. Abraços

      Excluir
  3. Olá professor! Na tensão 127v transformador 6,4v motor cc 1.5v, seguindo seu esquema retifique, mas tenho que diminuir a tensão! Como faço?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Medidores de Energia elétrica

Retificadores (parte 1)